Hoje é 20 de setembro... e daí? xD
Aqui no RS, pelo menos, é um dia bem importante. É feriado e tudo mais, e a data simboliza um evento importante, a Guerra dos Farrapos.
No dia 20 de setembro, as forças revolucionárias, lideradas pelo general Bento Golçalves, invadiram e tomaram a cidade de Porto Alegre, então capital imperial da província, oficializando assim o começo da guerra. Radical né? xD
O fato é que comemorar esse dia é, na verdade, uma amostra da faceta dos gaúchos de (super) valorizar as coisas do RS. "Mas o que?" Eu explico.
O povo gaúcho tem orgulho em ser gaúcho. Digo que 90% dos gaúchos sabem o hino riograndense de cor, e não sabem mais do que 2 estrofes do hino nacional. E isso é só aqui no RS. Em outros estados não se tem uma valorização do hino assim. Isso não é ruim nem bom, pelo menos para mim. Eu acho irrelevante, o hino. É bonito, mas não me toca. Não deixo de ser gaúcho, só não sou gaúcho 'hardcore'.
Na época de copa do mundo, o Sócrates afirmou que o Dunga vetou jogadores por valorizar uma postura 'militar', e que isso era fruto dele ser gaúcho. E concluiu dizendo que o povo gaúcho tem essa aura 'militar', 'orgulhosa'.
Ele não deixa de estar certo nem errado. Como em qualquer outro lugar, tem pessoas que levam isso a níveis de fanatismo. E isso é ruim.
Voltando para a Guerra dos Farrapos, ela foi causada por uma resolução do governo imperial, de levantar o preço dos impostos do charque no RS, ao mesmo tempo que preferia comprar charque do Uruguai, a preços mais módicos. Isso gerou uma espécie de levante dos estancieiros por aqui, levando à guerra e também à criação de um estado separado do Brasil, que durou o tempo da guerra.
Como todos sabem, a guerra foi vencida pelas forças imperiais. Então sim, os gaúchos comemoram uma derrota, mas na verdade é uma derrota que tem gosto de vitória; afinal, foi o maior levante contra um governo fragilizado por ainda não possuir um governante, haja visto que D. Pedro II ainda não tinha condições de governar, e tudo era feito por um grupo de pessoas, o governo. Mas enfim, São Paulo também não comemora a Revolução de 32, que foi derrotada? hah
Acho que falei e falei e acabei perdendo um pouco o foco, mas bom, não preciso ter um, só quis postar alguma coisa interessante, auhahuuha
É isso. o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário